O mercado está mudando e os clientes também, por isso, a necessidade de adaptação e flexibilidade das organizações frente as novas demandas é fundamental. Aquele pensamento antiquado de atuar somente na região em torno da loja física e depender do boca a boca orgânico dos clientes está ultrapassado e as empresas precisam se ajustar a isso.
Investir no mercado digital significa aumentar exponencialmente a visibilidade da sua empresa. Por esse motivo é imprescindível estar atento a como se está sendo visto pelos clientes, garantindo que essa visibilidade aumentada seja positiva.
Pesquisas apontam que 7 em cada 10 brasileiros compram regularmente pela internet. Este número é em grande parte motivado pela comodidade, privacidade e pela facilidade de pesquisar online ao fazer esse tipo de compra.
A partir deste panorama otimista, muitas empresas têm investido no mercado digital como meio de desenvolvimento de suas estratégias de marketing.
Caso você ainda não esteja certo se essa é a melhor saída para a sua empresa, saiba abaixo quais são as principais táticas a serem adotadas e como sua empresa pode se beneficiar.
ESTRATÉGIAS
Investir em um e-commerce
Adotar o e-commerce como estratégia irá garantir à sua empresa um alcance de clientes potenciais muito superior e, por consequência, aumentar as vendas concretizadas.
Há hoje no mercado empresas especializadas na hospedagem de lojas online, o que proporciona maior segurança aos lojistas e aos clientes, além de proporcionar maior eficácia organizacional, já que torna possível vender mais, com menor custo (de estoque, loja física, vendedores, etc.)
Apostar no e-mail marketing
Não basta atrair o maior número de pessoas possível para a sua loja, se você não souber como cativá-los. O e-mail marketing é uma ferramenta que possibilita estreitar o relacionamento com seus atuais e potenciais clientes, mantendo-os interessados na marca e no conteúdo que você os oferece.
Além de ofertar conteúdo relevante, é possível, através dos e-mails, divulgar vantagens exclusivas, promoções e ofertas especiais aos clientes cadastrados.
Utilizar chatbots
Os chatbots são uma forma de inteligência artificial que estreita o relacionamento entre os clientes e a empresa. Através desses robôs, que fornecem respostas instantâneas aos consumidores, dá para sanar dúvidas, preencher formulários, fazer consultas e solicitações, e tudo mais o que ele estiver programado e apto a fazer.
No e-commerce, os chatbots auxiliam na jornada de compra. Para isso, é importante que ele esteja programado para responder as principais dúvidas que eventualmente possam surgir aos clientes nesse processo.
BENEFÍCIOS:
Os benefícios que uma empresa pode obter ao adotar as estratégias digitais como meio de propulsão do seu negócio são inúmeras e superam o custo investido.
Como principais ganhos obtidos podemos citar o estreitamento no relacionamento com os clientes, redução de custos operacionais, facilitação do uso de métricas de desempenho e superação das barreiras físicas.
Para tal, é indispensável fazer o bom uso dos métodos de marketing digital, investindo em um site ou loja responsiva, oferecendo conteúdo relevante e enviando e-mails marketing estruturados e pensados conforme a estratégia da organização. Desse modo, será possível tirar o máximo proveito destes e outros benefícios que o universo digital tem a oferecer.
Artigo fornecido pela Agência Oblige.