Para obter sucesso em sua loja virtual é necessário acompanhar diariamente as métricas e os dados que à respeito de sua empresa para um gerenciamento mais amplo de todas as estratégias e esforços que estão sendo feitos para sua loja atrair clientes e aumentar suas vendas online.
É preciso ficar atento às métricas essenciais para saber quais as campanhas tem dado mais resultados nas vendas em sua loja virtual, assim como os produtos mais procurados e as páginas que estão convertendo mais. É possível conseguir essas informações com maior profundidade através do código de acompanhamento do Google Analytics em seu ecommerce, com resultados obtidos diariamente pela ferramenta.
Configurar o Google Analytics em seu E-commerce
Dentro do Google Analytics, é possível configurar o código de acompanhamento, através de metas estipuladas em cada campanha. Para isso você pode seguir os passos abaixo:
- Faça login na sua conta do Google Analytics e clique em Administrador;
- No menu da coluna CONTA, selecione uma conta referente à URL que deseja criar o código;
- Selecione uma propriedade no menu da coluna PROPRIEDADE.
- Clique em Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento.
O ID de acompanhamento e o número da propriedade são exibidos na parte superior da página e o snippet de código de acompanhamento do seu site é exibido em Acompanhamento de website.
Após realizar essas etapas, é necessário encontrar o tipo de propriedade que deseja configurar em sua loja virtual e inserir o código antes da tag de fechamento </head>. Caso tenha dúvidas na instalação desses códigos, instale o Tag Manager do Google para realizar essa configuração ou peça ao administrador de seu ecommerce.
Use tags de entrada para identificar o tráfego em sua loja virtual para saber exatamente qual o comportamento de cada consumidor. Essas tags são importantes para comparar a relevância de cada página para cada cliente. Assim que ele acessa o seu ecommerce pela primeira vez, o Google Analytics consegue segui-lo e saber em qual página esse cliente permaneceu mais tempo, qual foi o seu interesse e todo o caminho até comprar ou desistir da compra.
Uma métrica interessante e importante a ser acompanhada são os page views únicos, pois esses dados mostram o número de visitas que uma determinada página recebeu em uma única sessão, mostrando exatamente o total de vezes que essa página foi acessada. Com esses dados você verifica quais as páginas são mais atraentes para os clientes e quais estão sendo rejeitadas, dessa forma, você pode planejar alguma alteração em uma página específica que não está tendo tantos acessos, para poder atrair mais tráfego para ela.
Métricas importantes para a loja virtual
Através das métricas do Google Analytics, você saberá exatamente o custo e o retorno que cada campanha gera para sua loja virtual e se vale a pena continuar investindo em alguns canais. Dentro do marketing digital, existe uma métrica em que você consegue saber qual o custo necessário para adquirir um cliente. Essa métrica é chamada CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Ela te ajuda a calcular e avaliar qual o melhor canal para aumentar o tráfego em seu ecommerce com o menor custo possível.
Outras métricas são importantes e determinantes para o sucesso e aumento de vendas de uma loja virtual e uma delas é a métrica do Carrinho Abandonado. Se um cliente adicionou um produto no carrinho, foi para a página de finalização da compra e desistiu, logo você tem um dado de carrinho abandonado. Os fatores podem ser variados, mas é preciso prestar bastante atenção e analisar o porquê esse cliente teve a intenção de comprar e desistiu. É necessário um trabalho junto a sua equipe de marketing para diminuir ao máximo a taxa de abandono de carrinho.
A métrica de taxa de conversão exibe uma porcentagem que relaciona o número de visitas em sua loja como um todo, com a conversão em si. Se você tem muitas visitas e poucas vendas, é preciso verificar o que está errado para que você possa contornar essa situação.
Existem diversas métricas importantes que devem ser acompanhadas em um ecommerce e nesse post apresentamos as métricas essenciais para que você possa começar a entender o comportamento de seus clientes.
Caso tenha interesse em saber mais sobre essas métricas para ecommerce ou conhecer sobre o nosso trabalho de marketing digital, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a vender muito mais!
Até a próxima!