Você criou sua loja virtual Magento tendo em mente as últimas tendências de design e com uma ótima equipe de desenvolvedores, mas sem as ferramentas adequadas você não conseguirá vender e ver o seu ecommerce crescer. Um detalhe crucial para o sucesso no ecommerce é o marketing digital e as diversas ferramentas que uma plataforma oferece para alavancar sua loja virtual.
Você pode criar a estratégia de marketing para sua loja por conta própria, mas há ferramentas e softwares na internet que podem facilitar a sua vida e até economizar tempo e custos para você. Vamos mostrar algumas ferramentas de marketing para ecommerce que acreditamos que o ajudará a tirar mais proveito de sua estratégia de marketing e conseguir vantagem em relação à sua concorrência.
Ferramentas de marketing digital essenciais para ecommerce
A primeira ferramenta que vamos falar é essencial para qualquer negócio online, o Google Analytics.
Se existe uma palavra hoje em dia que virou bordão e até um mantra entre os empreendedores digitais, essa palavra é a conversão. Uma vez que a conversão é sua maior prioridade, é importante acompanhar os números que mantêm a sua atividade em funcionamento. O Google Analytics é uma ferramenta da própria Google que permite rastrear dados e métricas cruciais para sua empresa. Há uma infinidade de informações disponíveis no painel do Google Analytics que você pode usar para monitorar seus usuários e descobrir padrões que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho geral de seu ecommerce.
Outra ferramenta importante de estratégia de marketing é o email marketing. Existem diversos softwares que fazem a gestão das listas de envio, mas iremos citar um que vem se destacando cada vez mais entre os especialistas em marketing digital: O MailChimp.
O email ainda hoje é algo muito importante no mundo corporativo, mesmo com o crescimento do uso de redes sociais como WhatsApp, Snapchat, Facebook e Instagram para as empresas divulgarem os seus produtos. A vantagem do email é que por ele ser um endereço único e pessoal, a possibilidade de conversão aumenta. Para tirar o máximo proveito do envio de e-mail marketing, utilize ferramentas como o MailChimp.
Ferramentas para gerenciamento de redes sociais, links e comportamento do usuário
Com tantas redes sociais para gerenciar e novas redes sendo criadas a todo momento, é necessário manter uma ferramenta que auxilie na administração de suas redes sociais de maneira prática em apenas um lugar e uma ótima opção é o Buffer.
O Buffer é uma poderosa ferramenta de mídia social que permite automatizar seus posts nas redes sociais, quaisquer que sejam, como Facebook, LinkedIn, Twitter ou Google+, você pode agendar postagens para cada uma, otimizando seu tempo e gerando relatórios com estatísticas detalhadas de desempenho em cada rede social.
É muito importante utilizar links amigáveis para a sua loja virtual, que mostrem exatamente o caminho que o usuário está acessando, porém, os links às vezes podem ser um pesadelo e, se você publicar uma URL que pareça não ter fim, ela pode afastar as pessoas, principalmente por parecer spam. É aqui que o Bit.ly entra em ação. Esta incrível ferramenta permite encurtar os links e torná-los adequados para uso em plataformas de redes sociais e outros locais na internet. Você também pode acompanhar todos os links que você publica, como ele estão se comportando ao longo do tempo e usar essas informações para gerar mais tráfego para sua loja Magento no futuro.
A quantidade de visitantes e usuários em sua loja virtual podem determinar o sucesso de seu negócio, mas, apesar disso, um grande número de clientes dentro de seu ecommerce só trarão resultado caso sua loja possua uma navegação envolvente. A ferramenta Digite Crazy Egg pode ajudá-lo neste processo com o mapeamento de calor dos locais onde seus clientes clicam mais. Desta forma, você pode otimizar suas páginas para um melhor engajamento e usar essa informação para criar uma experiência melhor para seus clientes.
Embora existam muitas outras ferramentas de marketing voltadas para o comércio eletrônico, as citadas acima são uma ótima alternativa para iniciar a sua estratégia de marketing digital. Incorpore essas ferramentas em sua loja virtual e tire proveito de todas as vantagens que elas oferecem para o seu e-commerce.
Caso tenha dúvidas de como integrar essas ferramentas em sua loja virtual, entre em contato conosco!