Sabemos que uma das ferramentas que mais convertem é o envio de email marketing para ecommerce, mas poucas lojas virtuais sabem realmente como utilizar este tipo de recurso. No post de hoje falaremos sobre as vantagens em usar essa ferramenta e como atingir o seu cliente ideal.
Primeiramente, é necessário ter uma lista de e-mails saudáveis, com clientes que já compraram em seu ecommerce, entraram em contato ou são cadastrados na lista de newsletter de sua loja virtual.
Listas para envio de Email Marketing para Ecommerce
Todos os envios de email marketing para ecommerce precisam ter permissão de recebimento de seus clientes, pois, caso contrário podem entrar diretamente na caixa como spam. Com essa lista você consegue segmentar e filtrar os seus clientes através de sexo, idade, interesses, localização e qualquer informação válida para conhecer melhor os seus consumidores.
A ideia do email marketing é criar um relacionamento mais direto com o seu cliente, um email personalizado para que ele possa se sentir único. Não faz sentido enviar a mesma promoção ou email de novidades para uma mesma lista sempre. É preciso pensar nessa customização de sua lista de email.
Analise como as empresas em que você é cadastrado e/ou possui assinatura de newsletter utilizam o envio de email marketing para ecommerce ou até mesmo empresas que fazem spam, e tente absorver o que é realmente agradável e bem vindo para você e o que é invasivo.
Crie uma identificação com os seus clientes sendo sempre receptivo. Para chamar a atenção e atrair clientes para seu ecommerce, seja diferente da concorrência. Crie um conteúdo em que ele realmente possa se interessar e mostre que se importa com ele. Dessa forma, com o passar do tempo, você saberá exatamente o que o seu cliente gosta e o tipo de divulgação e assunto que trará retorno para o sua loja virtual.
Verifique se o assunto do email marketing é realmente interessante para a sua lista, prestando bastante atenção em sua relevância e taxa de abertura, pois muitos clientes desistem de abrir um email somente pelo título do assunto. Com uma taxa de abertura maior, você terá mais dados para analisar e verificar se sua estratégia tem dado certo.
Pense como o seu cliente
Como o seu cliente gostaria de receber um email? Por qual conteúdo ele realmente vai se interessar e clicar? O email marketing que você enviará, realmente possui conteúdo válido ou é somente um anúncio? Não se engane, o cliente nota claramente quando você não transmite transparência em suas atitudes, o que pode comprometer sua imagem e suas vendas.
Uma dica interessante é saber exatamente a localização geográfica do cliente em sua lista, pois não faz sentindo enviar e-mails com promoções regionais para clientes de outras localidades. Se um tipo de email desse chegar na caixa do cliente, provavelmente ele não abrirá ou até mesmo irá marcar o seu email como spam.
Se atente aos detalhes, principalmente visuais para surpreender o seu cliente. Tenha um bom título para abertura do email, mas dentro do conteúdo utilize links explicativos, imagens, cores fortes e com a identidade visual de sua empresa.
Tenha certeza de que o conteúdo que você criou no email de seu ecommerce possa ser aberto em diferentes dispositivos, principalmente nos smartphones, que já contam com 62% dos usuários da internet. Um layout que seja facilmente adaptado para esses dispositivos terá mais chance de abertura e, consequentemente, gerar leads para sua loja virtual.
Em seu ecommerce, deixe os campos para cadastro do email do cliente, além do formulário de contato, mais visíveis no layout, para facilitar a inserção dessas informações pelo cliente e a loja aumentar as suas listas de email marketing.
O processo de construção de uma boa lista de e-mail marketing para ecommerce pode ser trabalhoso, porém o resultado de uma estratégia de envio bem elaborada pode aumentar os resultados de suas vendas online. Com o tempo, a marca de sua empresa terá uma relação mais fiel e duradoura com os seus clientes.
O envio de email marketing para ecommerce está longe de ser algo ultrapassado, pois ainda é uma estratégia relevante e verdadeira na comunicação com os seus clientes. Teste o envio de E-mail Marketing de diferentes formas, observando os interesses e horários de maior abertura dos e-mails. Seja criativo em suas campanhas e conquiste mais clientes para o seu ecommerce.