Para conseguir fidelizar clientes, muitas empresas de comércio eletrônico trabalham com a estratégia de dar brindes ou cupons de desconto clientes que compraram em sua loja como um adicional a mais no momento de uma compra. Essa prática é válida até o momento em que não estiver gerando prejuízos para sua loja virtual, já que esses brindes geram um custo a mais para a sua empresa.
Os brindes podem trazer grandes vantagens e gerar vendas para o seu negócio ao longo do tempo de relacionamento com o cliente em questão. Você pode usar esses brindes com a estratégia de mostrar seu produto para outros públicos que não conhecem sua empresa, criar um laço de relacionamento mais próximo com os clientes antigos, mostrar novidades para os seus clientes para que eles possam conhecer o seu catálogo de produtos, atraindo-os para a loja virtual , além de destacar sua loja e mostrar sua marca para o mercado online.
Estratégias para impulsionar a sua loja virtual
Todas as ações citadas acima são excelentes estratégias para impulsionar suas vendas, porém é necessário deixar um orçamento separado para a criação e envio desses brindes. Para não perder dinheiro, analise o comportamento de clientes que já compraram em seu ecommerce e descubra o que eles gostariam de ganhar. Realize testes e analise as reações para aprimorar a estratégia.
Para isso, é necessário entender o processo de decisão de compra. O cliente passa pelo processo de decisão de compra quando necessita ou deseja adquirir um produto ou um serviço, mas no primeiro momento ele analisa o seu problema e busca soluções e alternativas para resolver, antes de decidir aonde fará a compra. O que o faz escolher a empresa depende de vários fatores, que podem ser preço, disponibilidade, preferência, impulso, entre outros.
Você pode enviar brindes para clientes que efetuaram compras em sua loja, trabalhar com amostras grátis para atrair novos clientes ou mesmo apresentar novidades para clientes novos e antigos. Amostras grátis ajudam a fidelizar esse cliente junto à sua empresa, fixar a sua marca e motivá-los a comprar o produto após o experimentarem.
Mas, cuidado! Após você começar a trabalhar com a estratégia de amostras grátis para atrair clientes e aumentar suas vendas, fique atento para não criar um excesso de informações e ofertas para os clientes, pois poderá passar uma péssima impressão e muitas vezes irritar o cliente com suas promoções. Tente trabalhar com apenas uma opção ou um pequeno número de opção ao invés de forçar a barra com diversas e inesgotáveis promoções. Sua loja virtual passará mais credibilidade fazendo promoções assertivas e bem colocadas.
Caso você possua uma loja física, é interessante trabalhar com esses brindes e amostras grátis para atrair clientes da loja física a conhecer a loja virtual, como por exemplo, quando o cliente comprar na loja física, ele ganha um cupom de desconto para algum produto na loja virtual ou até mesmo recebe de brinde o produto direto em sua casa.
Porém, antes de criar essas promoções para brindes e amostra grátis é necessário definir o objetivo final dessa ação. Se fizer uma promoção apenas “por fazer”, você pode perder além do dinheiro investido, também o respeito de seus clientes, já que eles não verão oportunidade alguma e poderão deixar de comprar em sua loja novamente
Qual finalidade teria a sua campanha promocional? Seria vender os produtos parados em estoque ou atrair novos clientes? Toda vez que for criar uma campanha de marketing em sua loja, você precisa ter em mente qual o objetivo específico e definir todos os passos para conseguir sucesso na campanha.
O cliente precisa valorizar o que está recebendo da empresa. Somente assim, você atrairá a atenção dele para conhecer os seus produtos ou comprar novamente em seu ecommerce. Definido o público alvo e suas características principais, ficará mais fácil criar essas campanhas para distribuir brindes e amostras grátis em sua loja.
Criando relacionamento com clientes antigos
Valorize os clientes que são fiéis à sua loja com o envio de email marketing para aqueles que fizeram ao menos uma compra e envie promoções que possam atraí-los ao seu ecommerce novamente.
Independentemente de qualquer ação dos clientes, meça os resultados obtidos nas campanhas promocionais e veja qual deu mais lucro para a loja.
Distribuir brindes e criar promoções específicas para os atuais clientes são uma ótima maneira de divulgar sua empresa, porém, como em qualquer outra ação dentro de sua loja virtual, é necessário analisar para obter resultados satisfatórios.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudá-lo a vender muito mais!