Com tantas lojas virtuais no mercado trabalhando com uma gama de produtos de qualidade similar, como fazer com que os clientes encontrem a sua loja e compre os seus produtos? Um dos fatores é o preço do produto, que é pesquisado e monitorado por clientes para conseguir adquirir itens com a melhor oferta e qualidade. Pagar menos e receber o melhor produto é quase um ditado para os consumidores online.
Ao mesmo tempo em que o preço precisa ser competitivo, ele também precisa gerar receita para a sua loja, então, como balancear esses fatores e ter sucesso nas vendas online?
Comparadores de preço para lojas virtuais
Uma das estratégias é não ser um competidor tão voraz de seu concorrente, pois cada vez mais é comum o cliente utilizar comparadores de preço como Buscapé, Google Shopping e Zoom a fim de encontrar o melhor preço, o que acaba gerando um leilão de quem vende mais barato. Se o seu produto for exatamente igual ao de seu concorrente, tente criar valor para ele, personalizando a compra ou dando frete grátis, pois, muitas vezes, pode ser um tiro no pé para a sua loja virtual equiparar os preços de seus produtos de maneira igual aos dos concorrentes, não gerando receitas suficientes para o seu negócio.
Não estou dizendo que você não deve prestar atenção no preço praticado no mercado, mas sim ficar atento se realmente é relevante abaixar o preço de seus produtos apenas para competir por clientes, já que não é necessariamente o preço baixo que irá converter mais vendas. É necessário calcular o melhor preço para cada produto de seu ecommerce, colocar na ponta do lápis o seu custo de compra, lojística, entrega e observar até quanto o cliente de sua loja está disposto a pagar por aquele produto. Fazendo esse cálculo com cada produto, você saberá exatamente o lucro que obterá com a venda de cada um. Se você adota a estratégia de preço baixo para todos os produtos, o seu lucro será menor ou inexistente. É preciso precificar corretamente os produtos para não prejudicar a sua loja virtual.
Fique sempre atento ao mercado e não deixe os preços dos produtos desatualizados, pois o mercado online está em constante transformação, com aumento de impostos e custos de entrega, além da própria inflação. Saiba exatamente o melhor preço para cada produto observando as tendências e oportunidades do mercado.
Devido aos diversos comparadores de preço, 96% dos consumidores que utilizam dessas ferramentas para adquirir um produto, costumam pesquisar o preço em até 4 lojas virtuais antes de fechar uma compra, por isso é uma estratégia essencial acompanhar os seus concorrentes e qual o preço está sendo praticado. Somente assim você terá ideia se seu produto está abaixo do praticado ou muito acima dos que os concorrentes tem oferecido.
Se o seu negócio possui muitos produtos, uma dica interessante é automatizar a precificação dos produtos. Hoje existem diversas ferramentas que fazem esse cálculo de forma automática, acompanhando os preços praticados no mercado. Essas ferramentas podem alterar o valor de um determinado produto de acordo com o preço do concorrente, apenas criando regras preestabelecidas para que o valor seja alterado por porcentagem ou preço real, dando mais dinâmica na precificação dos preços de médias e grandes lojas virtuais.
Relatórios para conhecer o mercado e-commerce
Os relatórios de acompanhamento e histórico da precificação dos produtos tem papel fundamental nesse gerenciamento de preços, já que com eles, você observa tanto o comportamento do mercado de acordo com os preços praticados, quanto o comportamento do cliente em relação a compra do produto.
Um dos pontos determinantes para o sucesso de uma loja virtual é conhecer o seu mercado e o seu consumidor ideal ou a persona exata do seu negócio. A partir desse princípio, escolher o tipo de produto que irá trabalhar tem uma consequência ainda maior nessa jornada, já que as tendências do mercado e comportamento desse cliente irão ditar se o preço está dentro ou fora. É a famosa oferta e demanda do produto.
No comércio eletrônico é possível saber exatamente qual produto e ação está dando retorno sobre o investimento ou prejuízo, conseguindo criar métricas para cada produto e ver se é interessante continuar trabalhando com ele ou não.
A precificação do produto é um fator muito importante para enquadrar o seu ecommerce na disputa entre os concorrentes do seu nicho. Pesquise, avalie e tome as rédeas de seu negócio!
Caso tenha alguma dúvida ou deseja conhecer o nosso trabalho, entre em contato conosco que teremos o imenso prazer em maximizar as vendas de seu ecommerce!