Todas as empresas que trabalham com produtos ou serviços online sonham em aparecer nos primeiros resultados de busca da Google. Mas, como fazer isso acontecer de forma eficiente e sem burlar as leis do grande oráculo?
O Google sempre atualiza a sua busca para dar resultados mais relevantes e concretos para os seus usuários. Hoje em dia, oferecer conteúdo em seu ecommercea pode ajudar bastante nos resultados de suas vendas online. Mas você pode fazer muito mais para a sua loja virtual!
Escrevendo textos relevantes para o Google
Dentro de sua loja, verifique se todos os links estão apontando para as páginas corretamente, por falar em páginas, algumas delas não tem recebido a devida atenção dos lojistas, mas o robô milionário da Google passa constantemente por sua loja, indexando novas páginas e verificando sua autenticidade. Das que menos recebem atenção, podemos destacar as páginas Políticas de Privacidade e Termo de Uso. Escreva um texto bem explicativo sobre as práticas de sua empresa, de maneira compreensível e transparente, para passar credibilidade para os seus clientes. Muito se fala na relevância dessas páginas para o Google, então não custa nada tirar um tempo e fazer um belo texto, não é mesmo?
Hoje em dia existe uma tendência do Google beneficiar em sua busca as marcas que passam mais confiança aos seus usuários, por isso invista na marca de sua empresa. Escreva uma página institucional condizente com a expectativa de seus clientes, mostre porque sua marca é confiável e porque ele deveria fechar negócio com você. Ter uma bela marca no mercado fará pode fazer a diferença para a melhoria de seu posicionamento no Google. Pode parecer trabalhoso, mas será recompensador a médio e em longo prazo.
Um nome descritivo como título de suas páginas é vital. O Google geralmente exibe os resultados da pesquisa como um link usando o título da página, então escreva-o como deseja que ele fosse lido. Um link ‘sem título’ não é atraente, e ninguém vai querer clicar nele. Quando apropriado, use a frase-chave da página no título. Se o seu artigo é sobre cestas de café da manhã, seu título deve ter cesta de café da manhã nele, certo?
Gerando tráfego para sua loja virtual através das redes sociais
Trabalhe o nome de sua empresa nas redes sociais, com publicações exclusivas para o seu cliente, além de inserir backlinks com um texto âncora com a sua marca. Tente conseguir backlinks de parceiros relevantes, dessa forma o Google dará mais relevância ao seu site e possivelmente melhorar o seu posicionamento. Tenha uma visão estratégica para esse trabalho de backlinks, dando atenção aos melhores links de referência para o seu site.
Você precisa gerar tráfego para melhorar o SEO de sua loja virtual. Esse tráfego pode ser através de estratégias SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e links patrocinados. Uma dica interessante é gerar tráfego para sua loja virtual através de influenciadores digitais como blogueiros, youtubers e outros formadores de opinião.
Observe também como sua empresa aparece no Google atualmente e como aparecem os seus concorrentes. Pesquise as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e procure por sua loja virtual nas buscas do Google. Se a palavra-chave for realmente relevante e a sua loja estiver com um resultado insatisfatório, é hora de se planejar e escrever publicações sobre a palavra-chave. Gerar conteúdo para a palavra-chave que deseja é uma tarefa crucial para melhorar o seo de seu ecommerce.
Uma dica interessante é utilizar a ferramenta serps.com para avaliar a sua classificação. Para utilizá-la, basta digitar a palavra-chave que deseja e o seu domínio para conferir o resultado. Verifique também a velocidade de sua loja virtual. Se sua loja estiver lenta, suas chances de se posicionar bem nas pesquisas do Google cairão drasticamente.
Ter uma loja virtual adaptada para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com layout responsivo ou versão mobile é essencial, pois em suas mais recentes atualizações a Google tem penalizado as lojas que não possuem navegação adequada para essas resoluções, por isso é importante investir neste recurso.
Essas são dicas básicas para que você possa melhorar o SEO de sua loja virtual, basta um pouco de dedicação para que você comece a colher ótimos resultados em seu ecommerce. Ao longo do tempo, você mesmo perceberá as deficiências que a sua loja tem apesentado e encontrará as ferramentas ideais que ajudarão a verificar o desempenho de seu ecommerce e encontrar as melhores soluções.
Até a próxima.