Em uma loja virtual Magento, é necessário bastante cuidado ao fazer a descrição de um produto. Você deve se lembrar de que o cliente não pode tocar o produto e por isso qualquer informação relevante precisa ganhar destaque em sua página. Essa descrição pode ser o fator crucial para o cliente finalizar uma compra, além de trazer benefícios ao SEO de seu ecommerce para que o Google posicione melhor sua loja e a página do produto.
A maioria das descrições de produtos possuem pontos cruciais para melhorar a visualização de informações. Algumas lojas utilizam informações curtas e precisas para descrever o produto, o que facilita a visualização e assimilação pelo consumidor.
Faça uma pesquisa para saber quais as palavras seus clientes tem buscado para encontrar produtos em sua loja virtual. Uma boa ferramenta para verificar essas buscas é a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Você pode acessá-la neste link.
Quem é o cliente ideal?
As melhores descrições de produtos abordam seu cliente diretamente e pessoalmente. Você pergunta e responde como se estivesse conversando com eles. Você escolhe as palavras que sua persona usa, por isso, faça a descrição do produto para o seu cliente ideal.
Quando você começar a escrever suas próprias descrições de produtos, imagine esse cliente ideal. Qual é o tipo de humor que esse cliente gosta? E se quiser passar seriedade e autoridade nos seus produtos, quais palavras e abordagem utilizar? Quais palavras ele não gosta? Quais são as dúvidas que você deve responder?
Considere tudo o que você falaria com seu cliente ideal se estivesse vendendo um produto em uma loja física. Agora, tente incorporar essa linguagem em sua loja virtual para que você possa envolver seu cliente de forma semelhante para realizar uma venda online.
É muito comum ao se criar uma loja virtual Magento que o gestor se empolgue com todos as ferramentas que a plataforma possui e o desejo de utilizar todos os recursos e especificações técnicas de seus produtos. Porém, esse tipo de descrição pode causar problemas e desistência no momento de uma compra, já que os clientes não estão interessados em uma quantidade enorme de informações técnicas e sim, o que o produto pode oferecer. Quando for escrever a descrição do produto, destaque os benefícios de cada recurso, como ele fará seus clientes se sentirem mais felizes, mais saudáveis ou mais produtivos? Quais problemas e falhas o seu produto ajudará a resolver?
Não venda apenas um produto, venda uma experiência.
Descrições do produto no Magento
A menos que você explique claramente o porquê de seu produto ser o melhor, utilize palavras superlativas com destaque na descrição. Se criar frases que não são condizentes com o que o produto realmente é, seu cliente pode interpretar mal esta descrição e desistir da da compra. Se o seu produto é realmente o melhor, tenha provas específicas para justificar o uso de suas palavras. Outra dica é citar o depoimento de um cliente que tenha mencionado sua satisfação com a compra deste produto. Clientes adoram depoimentos reais, pois transmitem credibilidade tanto para o produto como para o ecommerce.
Pesquisas mostram que quando um cliente está segurando o produto com suas próprias mãos, seu desejo de comprá-lo aumenta. Como sua loja realiza suas vendas online, não tem como seus clientes terem contato físico com os seus produtos. Utilizar imagens grandes e com boa resolução podem ajudar, mas também há um truque de redação para aumentar o desejo: deixe o seu leitor imaginar como seria ter este produto.
Para praticar esta técnica, comece uma frase com a palavra “imagine” e termine sua frase (ou parágrafo), explicando como o seu cliente se sentirá ao possuir e usar este produto.
Compartilhe seu conhecimento sobre o produto. Conte histórias e explique tudo o que puder sobre o produto com os mínimos detalhes. Tome cuidado para não deixar a descrição maçante e, ao invés disso, encante os clientes de sua loja virtual com descrições sedutoras. Escreva com entusiasmo, porque a sua paixão por seus produtos precisa ser contagiante.
No Magento você consegue criar e formatar facilmente a descrição alterando fontes, cores e espaçamento para melhor visualização. Fique à vontade para realizar testes na página do produto e encante seus clientes.
Caso tenha alguma dúvida de como inserir uma boa descrição do produto em sua loja Magento, entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo!