O Marketing de Conteúdo vem crescendo ao longo do tempo e hoje estima-se que cerca de 70% dos ecommerces já trabalham com essa ferramenta. Se o conteúdo é tão importante para divulgar sua marca e ajudar a aumentar a sua audiência, por que você ainda não tem um blog em sua loja?
Agora, se sua empresa possui um blog, ele está configurado e otimizado para uma leitura agradável e que possa prender o seu cliente?
Um post bem escrito e de sucesso deve ensinar, inspirar e engajar o seu público, podendo até mesmo direcionar o tráfego para os produtos de sua loja.
A importância do blog no seu ecommerce
O blog oferece aos usuários e às empresas uma forma acessível de compartilhar seus pensamentos. Contudo, ganhar destaque e ter mais visualizações não é uma tarefa fácil, especialmente nos dias de hoje onde estima-se que mais de 2,73 milhões de postagens são feitas todos os dias e o vídeo destaca-se como a mídia mais popular.
Mas isso não significa que publicações em blogs estejam em desuso. O fato de você estar lendo um agora é prova disso. Isso significa apenas que você precisa seguir uma abordagem diferente para conseguir um destaque maior no seu nicho. Mas como saber se está indo na direção certa ou se está perdendo tempo com um tema?
O primeiro passo é escrever o post como se estivesse vendendo um produto. O que o cliente precisa saber e o que realmente é relevante para ele? Antes de começar a escrever você precisa definir se fará todo o trabalho sozinho ou se precisa contratar alguém para escrever seus posts.
Para tirar essa dúvida, responda a essas 3 perguntas:
- Você conhece bem o seu público e nicho de atuação?
- Você tem tempo para escrever pelo menos um post por semana?
- Você é um bom escritor ou precisa de mais tempo para evoluir?
Respondendo as perguntas acima e lidando com a possibilidade de realizar este trabalho, você terá mais autonomia e controle de seu Blog, pois criará uma marca pessoal que atrairá os clientes em potencial para suas publicações, além de dar o direcionamento e abordagem que preferir.
Dicas para escrever no blog de sua loja virtual
Se você é um iniciante na arte da escrita, daremos algumas dicas para criar um belo artigo. A primeira dica é ter uma boa ideia e um assunto que será relevante para os clientes.
Se você possui diversas ideias, é necessário filtrar as boas e as más, pois essa separação terá um impacto direto no sucesso de seu post, além da dedicação, esforço e tempo que serão gastos.
Antes de começar a escrever, é importante mapear uma estrutura básica para sua postagem com títulos, subtítulos, início, meio e um fim conclusivo. Uma vez que você criou esse esqueleto é hora de preencher os espaços em branco.
Embora o post, obviamente, envolva a escrita, uma maneira mais agradável de criar sua postagem é preencher com imagens, citações, vídeos, infográficos, apresentações de slides, entre outros. Esse conteúdo deve ser rico e de fácil visualização para poder atrair seus leitores.
Erros ao escrever em um blog de ecommerce
Um dos maiores erros que qualquer blogueiro pode cometer é escrever algo e publicar sem ter passado corretamente pelo processo de edição, pois a revisão meticulosa do texto é essencial para garantir a qualidade e coerência no que deseja transmitir ao seu público. O teste de revisão deve ser o último passo do processo de edição.
Seja crítico com o seu post. Tenha certeza de que você apresentou suas ideias da melhor forma. Leia, releia, faça uma revisão cautelosa e depois inicie a edição.
Não insira parágrafos muito grandes. O conteúdo será melhor absorvido se for apresentado em vários pedaços de texto menores.
Publicando meu post
Por último, é hora de publicar seu post. Se é a sua primeira vez, a publicação pode ser uma experiência desconfortável. O medo da crítica e aceitação do público muitas vezes é assustadora.
O que acontece se ninguém acessar a sua postagem?
O conteúdo, assim como qualquer produto, precisa de um trabalho de divulgação para não ficar no limbo de um blog. Mas como fazer isso?
Existem muitas maneiras de promover sua postagem no blog: redes sociais, marcar alguém para que possa compartilhar seu post, email marketing, responder comentários.
A arte de escrever se aperfeiçoa com o tempo, por isso não tenha medo de arriscar. Escreva o máximo que puder até atingir o ponto crucial de toda publicação: fazer com que seu público se interesse e interaja com a sua marca de forma positiva.