Quando se trabalha com ecommerce, muitas são as possibilidades de divulgação de sua marca e produtos. Conteúdos relevantes, fotos, vídeos e publicações para entregar ao seu cliente o que ele realmente precisa e deseja. As redes sociais estão aí para ajudar na construção da marca e relacionamento direto com o cliente, tornando a comunicação mais pessoal.
Mas existe uma modalidade de conteúdo que virou febre entre o público, com uma vida útil de 24 horas que incentiva o compartilhamento de uma maneira mais autêntica. O SnapChat já havia popularizado o “desaparecimento” de fotos e vídeos, porém com o Instagram, as opções de Stories vai mais além na estratégia de Marketing Digital para a sua empresa.
O Stories já caiu no gosto popular, sendo constantemente utilizado e conquistando mais audiência para as marcas, trazendo mais seguidores e os mantendo cada vez mais leais, mudando a maneira como usamos o Instagram, transformando a plataforma em algo mais do que apenas um álbum de fotos.
Mas, por que investir em um conteúdo que desaparecerá em 24 horas? Simplesmente, por que o compartilhamento se torna um vício entre as pessoas e as marcas. O formato de divulgação da ferramenta Stories (assim como o SnapChat), deixa a comunicação menos formal e verdadeira. E isso é excelente para o seu ecommerce!
Instagram Stories para vendas em seu ecommerce
O Instagram conta hoje com uma base de inacreditáveis 500 milhões de usuários diários utilizando o Stories. Além de não precisar de um grande esforço para criar uma publicação, tendo em vista que o conteúdo será deletado em 24 horas, o Stories é a forma mais rápida e certeira de compartilhar um momento interessante ou uma ideia criativa, diferentemente da forma usual do Instagram, que envolve um cuidado especial com filtro, ângulo e hashtags. Você pode fazer testes de divulgação pelo Stories, para ver se uma ideia é viável ou não. Se tiver uma boa recepção pelo seu público, você pode divulgar regularmente no Instagram oficial ou em outra rede social.
Porém, tenha cuidado. Só porque os Stories do Instagram não ficarão para sempre, não significa que não exige alguma ideia e planejamento. Enquanto muitas pessoas publicarão aleatoriamente, as marcas devem pensar sobre seus Stories como qualquer outro canal de conteúdo, ou seja, bem antes da divulgação.
O Instagram oferece uma vasta quantidade de recursos para você aplicar às suas publicações e criar conteúdo dentro de seu próprio editor, podendo ainda carregar o conteúdo que você criou em outro lugar.
Você pode adicionar as mídias das últimas 24 horas ao seu Stories, clicando diretamente na câmera do aplicativo, mas qualquer mídia adicionada ao rolo da câmera do seu smartphone ou tablet, pode ser utilizada para editar o seu Stories.
Hashtags para sua loja virtual
O Instagram oferece tantas opções quanto o Snapchat em termos de criatividade, dando tudo o que precisa para combinar texto, imagens, vídeos, curvas e criar contraste.
Para a utilização de hashtags no Stories é preciso ter atenção. As postagens tradicionais do Instagram, geralmente aumentam sua divulgação se você adicionar muitas hashtags. Diferente das publicações normais no Instagram, utilizar várias hashtags no Stories pode poluir a imagem ou vídeo, causando um ruído para o seu público, por isso, só utilize hashtags no Stories de sua empresa se ela tem conexão direta com o seu negócio ou produto, tomando cuidado em deixar todas as informações em perfeita harmonia.
Não importa quantos novos canais, redes sociais ou recursos para a sua marca analisarmos, o mesmo pré-requisito para o sucesso pode ser aplicado a todos: é preciso colocar a mão na massa e analisar as vantagens e desvantagens de trabalhar com qualquer ferramenta, além de utilizar a que melhor se encaixa ao seu negócio.
O Instagram Stories ainda é um formato de conteúdo relativamente novo e está em constante evolução, que pode encorajá-lo a aumentar a autenticidade e a criatividade para sua marca.