Imagino que se você chegou até aqui possui diversas dúvidas com relação a criar ou não uma loja virtual, ou se já possui uma loja online, deseja saber uma forma de se diferenciar em um mercado tão competitivo.
Não há dúvidas de que o universo do Ecommerce é bastante concorrido, com diversos players no mercado, além de marcas mais tradicionais que vendem o mesmo produto que você vende em sua loja virtual. Então pode aparecer a dúvida: vale a pena entrar nesse mercado e competir com os grandes players?
O que o cliente da minha loja virtual quer?
A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas sim diversas maneiras de enxergar melhor o mercado e reconhecer aonde você obterá mais êxito na divulgação de seus produtos. O segredo aqui é realmente conhecer o nicho que você trabalha profundamente, além da persona para qual você realizará as vendas online produtos ou serviços.
Hoje em dia os clientes procuram por produtos mais personalizados, de entrega rápida, com um preço justo e, quando possível, frete grátis. Essas opções são uma forma de se diferenciar dos demais concorrentes e aumentar as chances de fechar negócio, mas existem outras possibilidades e estratégias de crescimento para a sua loja virtual.
Como existem diversos comparadores de preço, muitas vezes o seu produto pode parecer um pouco mais caro do que o de seu concorrente e sua loja não tem realizado as vendas necessárias. Muitas vezes o lojista resolve colocar o seu preço ainda mais abaixo do que o de seu concorrente. Cuidado! Essa estratégia de leilão pode significar aos olhos do cliente uma empresa sem credibilidade, barganhadora e, muitas vezes, passa a imagem de anúncio falso, devido ao preço do produto não estar de acordo com o que é geralmente praticado no mercado. Não passe esse tipo de imagem da sua loja virtual para o cliente! Além disso, essa estratégia poderá resultar em uma grande perda de receita em seu ecommerce.
É necessário verificar diversos pontos para precificar o seu produto e até mesmo a viabilidade de uma promoção, pois cada produto possui um preço de custo e precisa ter uma margem de lucro positiva para alavancar um negócio, sem contar com todos os custos fixos envolvidos. Mesmo que você decida vender seu produto um pouco mais caro, mas ao mesmo tempo sua loja virtual está bem estruturada, com um pós-venda perfeito e uma entrega personalizada, as chances de fidelizar esse cliente aumentarão consideravelmente!
Criar uma newsletter para minha loja virtual
Faça uma lista de clientes que já compraram em sua loja e os separe por grupos, como ticket médio, produtos, região, gênero e analise com bastante cuidado todos esses dados. A ideia é contactar os clientes que já realizaram compras em sua loja virtual e oferecer a eles novidades, descontos, cupons de aniversário, além de buscar a fidelização. Com o envio de newsletters específicas para esses clientes é bem provável que eles voltem a visitar a sua loja e você realize novas vendas online. Por exemplo, se você trabalha com acessórios femininos, faça uma lista de quem comprou anéis, outra para quem comprou colares, vestidos e assim por diante. Com essas informações devidamente catalogadas, crie promoções para enviar as suas newsletters e atrair a atenção de seus clientes.
Ofereça diferenciais em sua loja virtual: seu ecommerce deve ter uma layout agradável, ótima experiência de usuário, preço justo, entrega rápida, embalagem diferenciada, pós-venda. Ofereça um atendimento acima da média, pois dessa forma o seu cliente poderá voltar à loja e fazer e realizar novas compras. Toda loja virtual que pretende alcançar o sucesso deve estar atenta a todas as opções citadas acima, pois somente dessa forma, seu ecommerce transmitirá muito mais confiança aos consumidores.
Pense como um cliente e liste quais são as suas expectativas ao realizar uma compra em uma loja virtual. O que mais te atrai e quais são os fatores predominantes para você realizar esta compra? Respondendo a essas perguntas, você saberá em quais aspectos a sua loja virtual precisa melhorar para poder se destacar da concorrência.
O mercado e-commerce é extremamente competitivo e o seu esforço em ajudar o cliente a adquirir o melhor produto com o melhor atendimento possível pode se tornar mais uma grande diferencial! Melhore a experiência de quem navega em seu ecommerce e aumente a confiança dos consumidores em sua marca. Ao colocar em prática todas essas recomendações que descrevemos, sua loja sairá na frente de diversos concorrentes e certamente venderá muito mais, além de se tornar uma referência para os seus clientes em seu nicho.
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