No mundo do e-commerce, o seu cliente não toca no produto, não sente o cheiro e não consegue experimentá-lo antes de realizar uma compra e recebê-lo em casa, além disso a concorrência está cada dia mais acirrada entre as empresas. Então, como se destacar da maioria?
Na criação de uma loja virtual, você precisa estar atento a todos os passos do cliente ao navegar em sua loja, e por isso a divulgação dos seus produtos merece uma atenção especial.
É primordial trabalhar intensamente em como são exibidos seus produtos, a fim de deixá-los mais atraentes para o seu cliente, com uma descrição bem elaborada, que ofereça informações relevantes, tire dúvidas e mostre o produto em vários ângulos diferentes, sempre despertando o desejo no seu cliente em potencial.
Produzindo fotos e vídeos para minha loja virtual
Para as fotos, utilize um padrão, como cor de fundo, ângulos e alta qualidade. Não coloque as fotos do fabricante, tente sempre trabalhar com fotos originais em sua loja virtual e, se possível, contrate um fotógrafo profissional de produtos. Essas imagens passam muito mais credibilidade para a sua empresa. Em poucas palavras, se as imagens do seu produto estiverem em baixa qualidade ou resolução, o cliente sairá de sua loja e irá procurar por seu concorrente.
Trabalhe com vídeos curtos e diretos, mostrando o seu produto e suas funcionalidades, sempre com alta qualidade e padrão. Os vídeos ajudam na divulgação dos produtos das lojas virtuais por auxiliar na proximidade com o público, mostrando, além do produto em si, as formas de utilização, tamanho e características. Use a criatividade e abuse de vídeos curtos na divulgação dos produtos em seu ecommerce.
Para as descrições, utilize as informações técnicas, porém sem trabalhar com termos difíceis e irrelevantes para o seu cliente. Tente ser direto, com informações precisas e valiosas para os clientes. Pense como se fosse o cliente e analise o que é realmente importante no texto do produto. Por exemplo, se sua loja trabalha com produtos eletrônicos e telefonia, é interessante mostrar os seus recursos principais, como resolução, memória, processador e tudo que possa valorizar mais o produto. Se a loja virtual é de produtos femininos como bolsas, acessórios e roupas, é interessante falar sobre o material usado no produto, garantia e outros produtos que combinam com ele.
Construindo autoridade do seu ecommerce
Seja o mais honesto possível, nas imagens, vídeos e descrições para que o cliente possa confiar e criar uma identidade com a sua loja. Surpreenda de forma positiva! Seja a referência e autoridade nos produtos e aumente suas vendas online. Uma forma de incrementar e atrair mais clientes para sua loja virtual é criar um blog e se aproximar desse público, criando uma conexão.
Uma outra dica interessante é colocar dentro da embalagem de entrega algum brinde ou vale-desconto, ou deixar o mais personalizado possível, sendo eficiente em todas as etapas. Imagine receber o produto com todo carinho e cuidado, passando a impressão de que foi feito especialmente para você? É esta a sensação que você precisa passar para os seus clientes em sua loja virtual.
Não se esqueça de que a venda não termina com a entrega do produto. Mantenha esse cliente, informando sobre novidades, dicas e promoções e em caso de qualquer dúvida, seja rápido e eficiente. Com certeza ele voltará a comprar em sua loja virtual. O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois você pode fidelizar o cliente, seja através de promoções, controle de qualidade, ou criando uma conexão com os produtos que ele teve interesse.
Na Noxvox, nós desenvolvemos lojas virtuais com foco em conversão. Nós estudamos diariamente o comportamento de clientes em diversos nichos de lojas virtuais e criamos ferramentas para facilitar o gerenciamento de seu ecommerce. Tenha em mente que não existe uma fórmula mágica no ecommerce para ganhar dinheiro e não é possível ficar rico do dia para a noite sem nenhum esforço.
Para manter uma loja virtual é necessário estudo de mercado, conhecimento do nicho que deseja trabalhar e análises constantes de métricas para tomar as melhores decisões, trabalhando com produtos de qualidade, imagens e textos explicativos, além de vídeos didáticos. Esses são os primeiros passos para que você tenha sucesso em seu ecommerce.