A medida em que o mundo do comércio eletrônico se desenvolve e evolui, as expectativas dos clientes ao compar produtos online também crescem e ficam cada vez mais exigentes. Antigamente, a embalagem e o transporte eram simplesmente uma maneira de receber um produto comprado online, no entanto, cada vez mais, as pessoas esperam por envio rápido dos produtos, embalagem e apresentação que possam surpreendê-los na experiência de compra.
Esta expectativa significa que para muitas empresas, competir efetivamente significa ir além de seus concorrentes para impressionar os clientes e superar suas expectativas, fornecendo mais do que apenas um produto, mas também uma experiência agradável.
Logística de uma loja virtual
O processo de gerenciamento da logística de uma loja virtual merece atenção redobrada, pois são inúmeras etapas, pessoas e variáveis que precisam estar totalmente alinhadas para não causar nenhum erro na venda online.
Durante esse processo, é necessário ter uma atenção especial ao estoque, pois para desenvolver o crescimento do seu negócio, é necessário que o seu investimento esteja alinhado com a demanda de seus produtos, caso contrário, um produto parado no estoque significa dinheiro parado, que pode causar prejuízo na sua loja virtual.
O envio pode fazer negócio ou quebra-lo de diversas maneiras. Escolha um parceiro de entregas com péssimo envio e seus clientes podem sofrer uma experiência ruim. Se você não planejar sua estratégia de transporte e estoque, sua empresa poderá até mesmo fechar as portas.
Se seu produto estiver fora de estoque, o consumidor pesquisará outra loja que tenha um produto igual ou semelhante ao seu e poderá fechar negócio com essa loja virtual. Verifique com frequência o estoque de sua loja, para conseguir planejar melhor sua vendas e compras de mercado.
Envio de produtos no ecommerce
Muitas lojas virtuais iniciantes não pesquisam muito sobre como enviar seus produtos ou não entendem como funciona toda a logística de gerenciamento de estoque e entrega.
Depois de analisar o seu estoque, pesquise a forma de entrega mais assertiva para a sua empresa de acordo com os produtos que você oferece. Tenha vários fornecedores para realizar suas entregas, pois se depender apenas de um, quando acontecer algum imprevisto você pode ficar na mão. Tenha opções coerentes para realizar a entrega de seus pedidos.
Abaixo, alguns exemplos de estoque para o comércio eletrônico:
- COMPARTILHADO – Esse tipo de estoque é uma boa opção para a empresa que possui loja virtual e também loja física, podendo compartilhar o estoque de seus produtos. A vantagem desse tipo de estoque é diminuir o espaço de armazenamento de suas mercadorias, economizando no seu orçamento. A desvantagem é que a empresa precisa de um ERP em perfeito funcionamento para não haver diferença de estoque. É necessário ter bastante cuidado no gerenciamento desse tipo de estoque, para não vender um produto esgotado.
- TERCEIRIZADO – Existem dois tipos de estoque terceirizados: Drop Shipping e Cross Docking. No Drop Shipping, o cliente realiza a compra em sua loja virtual e o pedido é enviado para o seu fornecedor, que cuidará da entrega ao cliente. No Cross Docking é feito o contrário, o fornecedor envia o produto para você, e a sua loja virtual realizará a entrega ao seu cliente. A grande vantagem desse tipo de estoque é trabalhar com uma quantidade de produtos maiores sem precisar ter um galpão para armazená-los. A desvantagem é depender totalmente do fornecedor e para isso, tenha um fornecedor confiável ou ao contrário você perderá vendas e poderá manchar a imagem de sua empresa.
- DESCENTRALIZADO – O tipo de estoque descentralizado baseia-se em diversos locais de armazenamento de seus produtos, podendo se espalhar em diversos locais. A vantagem de trabalhar com esse estoque é de uma entrega mais rápida ao seu cliente, com um custo menor de frete, já que ele receberá de um local mais próximo de sua residência. A desvantagem é o custo alto de manutenção de vários locais, além do gerenciamento e controle de estoque ser integrado com todos os locais, com um sistema de gerenciamento mais robusto, que implicará em um custo maior.
Tenha certeza de que o cálculo do frete esteja correto, para não ter surpresas desagradáveis. Se você fornecer dados incorretos de frete para o cliente, sua empresa pode perder credibilidade e consequentemente, vendas.
Tente trabalhar com métodos de entrega alternativos, como motoboy em uma área específica, retirada diretamente na loja, sempre se adaptando às necessidades de seus clientes.
Além de possuir uma loja elegante e atraente, todos os processos internos precisam estar em sintonia com a entrega de um serviço de qualidade ao seu cliente. Pesquise sempre sobre novos métodos de estoque e envio de seus produtos, de maneira à surpreender sempre o seu cliente.
Caso tenha dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco! Estamos à disposição para ajudar seu ecommerce a vender muito mais!