Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday, Dia das Crianças, Natal, enfim, todo mês tem alguma comemoração diferente e cada loja se prepara de maneira diferente para atrair clientes e converter mais vendas. Você tem feito um planejamento adequado para o seu Ecommerce ? Quais estratégias você definiu para essas datas comemorativas? Se está perdido ou em dúvida, não se desespere. Vamos ajudá-lo a planejar uma estratégia eficaz para vender muito mais!
O primeiro passo é criar um calendário com todas as datas especiais para traçar uma estratégia de marketing para a sua loja virtual. Feito isso, tenha em mente o seu público alvo e tente pensar como ele reagiria às suas promoções e qual é a sua verdadeira necessidade. Um paralelo que precisa ser comentado é que muitas vezes, em datas como Natal e Dias das Mães, muitos clientes não são o seu público-alvo e sim os filhos, companheiros e amigos de seus compradores em potencial, por isso é necessário pensar nesse público para elaborar sua estratégia. Crie campanhas para quem compra em sua loja virtual e para quem receberá os produtos de sua loja.
Como vender mais pelas Redes Sociais
Conquiste clientes em redes sociais com criatividade e suspense através de teasers sobre a campanha e uma data específica de lançamento, para obter maior engajamento com seu cliente em potencial. Faça perguntas para a sua audiência e analise as respostas de cada um. Responda aos clientes com cuidado e atenção nas redes sociais, para manter a boa imagem de sua empresa.
Transmita mais credibilidade com textos, artigos e posts nas redes sociais e fale um pouco mais sobre a data em si, fazendo ligações com seu ecommerce para mostrar engajamento com o seu cliente, pois dentro de um post no Facebook, uma foto no Instagram ou um artigo em seu blog, pode haver uma grande chance de clientes acessarem a sua loja virtual, por isso, mantenha sua presença social ativa e compartilhe conhecimento em sua área.
Produção de Conteúdo para Ecommerce
Conteúdo é tudo, por isso quanto mais informações você compartilhar com seus clientes, mais confortável ele estará em realizar uma compra em seu ecommerce. Uma tática que tem sido muito utilizada é a de criar pequenos vídeos explicativos na página do produto e no Youtube. Esses vídeos, além de falar um pouco sobre o produto/serviço de sua loja virtual, cria uma aproximação entre sua marca e seu público-alvo. Se um usuário curtir o seu vídeo, ele se torna um lead em potencial para o seu Ecommerce, que poderá converter essa ação em vendas. Porém, pense em qual comportamento adotar nos vídeos e veja se é condizente com a identidade de sua empresa.
E-mail Marketing para Ecommerce
Uma poderosa ferramenta para atrair os clientes nas datas sazonais é o email marketing. Com esse recurso você cria listas de clientes específicos que já compraram em sua loja ou tem interesse em seus produtos e envia conteúdos específicos e personalizados no email. Muitas vezes a conversão acontece dessa forma, pois em um momento de impulso, o usuário recebe um email com ofertas relacionadas com as suas preferências, acessa a loja virtual e finaliza a compra. Crie inúmeras listas para clientes e produtos diferentes e perceba o resultado. Seu faturamento poderá aumentar muito apenas com essa ferramenta de email marketing personalizada em seu ecommerce.
Faça benchmark para analisar e comparar os serviços ou produtos que a sua concorrência está promovendo nessas datas. Mas, cuidado! Não é para copiar a estratégia deles e sim ter uma ideia do que eles estão fazendo à respeito de promoções, post e sorteios. Com isso em mente, você conseguirá se diferenciar e atrair mais clientes para o seu ecommerce, com a possibilidade de realizar descontos mais atrativos e promoções mais eficazes.
Pós Venda no Ecommerce
Fique atento ao seu pós-venda e às necessidades reais de seus clientes. Muitas vezes o cliente fica perdido no limbo ao realizar primeira em uma loja. Faça uma pesquisa de atendimento com seus clientes, saiba se ele gostou do produto, atendimento, preço e tente fidelizar este cliente através de promoções, envio de ebooks e tutoriais. Faça todo o possível para aumentar o vínculo de seu cliente com a sua marca.
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois apenas com um trabalho completo e bem feito, seus clientes criarão um vínculo com a sua marca, voltarão a comprar em seu ecommerce e podem indicar amigos para conhecer a sua empresa.
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