Atualmente, qualquer empresa que visa sucesso precisa estar na internet. Afinal de contas, milhões de pessoas a acessam todos os dias e se o seu negócio não estiver nela, saiba que você está perdendo clientes e claro, dinheiro.
Sendo assim, para te ajudar nessa questão, separamos neste artigo 5 dicas realmente importantes e úteis para a sua empresa decolar na internet!
Portanto, se você quer mais clientes e mais lucros, acompanhe a leitura do artigo até o fim. Esperamos ajudá-lo (a)!
Como decolar minha empresa na internet?
Antigamente, as empresas pagavam altas quantias para anunciar seus produtos/serviços na televisão, no rádio, em revistas ou mesmo em jornais impressos.
Porém, além do custo alto, tal tipo de divulgação era feito de maneira mais abrangente/generalista, ou seja, para diversas pessoas que, embora visem o anúncio, não tinham necessariamente vontade ou interesse em comprar.
Hoje, com a tecnologia o cenário é outro. Isso porque na internet é possível investir valores bem menores e ainda ser mais assertivo e direcionado em suas estratégias de marketing.
Ou seja, os anúncios, as campanhas e as divulgações são feitas para quem realmente tem interesse em adquirir seu produto ou serviço – são feitas e direcionadas para o seu público-alvo ou persona.
Por isso, é importante que a sua empresa siga as seguintes dicas para ter sucesso na internet:
1. Venda benefícios e vantagens
Quais são os benefícios e as vantagens que as pessoas terão ao comprar o seu produto ou serviço? Por que elas devem gastar dinheiro com o que você oferece?
Deixe isso bem claro, gere valor e evite ficar tentando apenas vender produtos/serviços de maneira fria, muito direta.
Faça com que os clientes em potencial entendam a importância de adquirir o que a sua empresa vende. Ofereça uma proposta de valor.
Ainda nesse tópico, fale sobre a qualidade do seu produto/serviço e o que é feito de diferente e/ou melhor em relação a concorrência. Isso ajuda o seu negócio a se destacar e conseguir mais vendas.
2. Invista em Google Ads
Outra dica importante é investir em Google Ads. Ou seja, em anúncios no Google para atrair mais consumidores e aumentar os lucros do seu negócio.
Basicamente, os anúncios no Google Ads referem-se ao tráfego pago (diferentemente do orgânico) e funcionam com base em palavras-chave e lances, como se fosse um leilão.
Então por exemplo, se a sua empresa vende canecas personalizadas, dentro do Google Ads você cria uma campanha para essa palavra-chave aparecer nos primeiros resultados pagos e, assim que um consumidor interessado buscar por esse termo no Google, você aparecerá.
3. Utilize as redes sociais com frequência
Grande parte da população acessa as redes sociais diariamente. Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, entre outras.
Sendo assim, é importante que a sua empresa esteja onde as pessoas estão. Mas não só isso, é preciso que ela gere nesses canais conteúdos, interações, engajamento, responda os clientes, ouça feedbacks, divulgue promoções, etc.
Além disso, na maioria das redes sociais existem os anúncios pagos, como o Facebook Ads e o Instagram Ads. Ou seja, assim como o Google Ads (citado anteriormente), é possível veicular anúncios segmentados para o seu público-alvo dentro desses canais. Tornando-os mais direcionados e bem-sucedidos.
E uma dica importante, uma rede social que também é bastante poderosa para divulgar e mostrar produtos e serviços é o YouTube.
Afinal de contas, muitas consumidores pesquisam bastante antes de comprar e têm dúvidas a respeito de produtos/serviços, por exemplo, a respeito do seu funcionamento.
Então com um vídeo no YouTube você ou alguém da sua equipe pode falar mais sobre o produto/serviço, mostrar como funciona e muito mais!
Isso ajuda o potencial cliente a entender melhor o que você vende e se de fato vale a pena comprar.
Por exemplo, o que você gostaria mais: de ler um conteúdo de blog extenso sobre um notebook que você quer comprar, cheio de termos técnicos e informações que podem não ser tão claras, ou de assistir um vídeo completo mostrando o notebook, as funcionalidades, características…?
Reflita sobre isso. Quanto mais claro e didático você for com seu cliente, principalmente se o seu produto ou serviço não for tão simples, melhor será para ele.
4. Invista em SEO
Como está a sua encontrabilidade orgânica na internet? Os usuários fazem uma busca no Google e encontram a sua empresa? O site dela? O blog? Quantas pessoas você conhece que acessam as páginas 2, 3, em diante do Google? Provavelmente poucas ou nenhuma, certo?
Por isso, é importante ter um trabalho sólido de SEO em seu site e blog. Ou seja, é necessário que esses canais sejam otimizados para os mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.
Essas otimizações estão relacionadas a questões como: velocidade do site, a experiência do usuário, as palavras-chave que são utilizadas, os títulos e subtítulos, a qualidade dos conteúdos, links e muito mais!
Assim, com um trabalho bem feito de SEO as chances da sua empresa aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa de maneira orgânica são bem maiores!
E, quanto mais visibilidade, mais pessoas terão conhecimento a respeito do seu negócio, o que consequentemente também contribui para mais clientes e vendas.
5. Faça monitoramentos
Colocar em prática as dicas que falamos até o momento, com certeza já dará um bom up na presença da sua empresa na internet. Contudo, não adianta fazer tudo isso e não monitorar.
Ou seja, para que tudo flua da melhor maneira, além dos investimentos, é importante monitorar tudo o que está sendo feito e como estão sendo os resultados.
Dessa forma, é possível avaliar o que está dando certo e o que precisa melhorar. Assim, testando, mudando e otimizando, os resultados serão cada vez melhores e os lucros também!
E para isso, existem diversas ferramentas que fornecem diversos dados, métricas e insights poderosos. Basta encontrar aquelas que são mais relevantes para o seu negócio.
Bônus – Relacionamento com clientes
Quem compra os seus produtos/serviços na internet? Os clientes, certo? Portanto, tenha o melhor relacionamento possível com eles.
Ou seja, ouça o que eles têm a dizer (críticas, dúvidas, sugestões), responda eles, converse, envie e-mails marketing, newsletters, ofereça cupons de desconto, promoções, condições especiais de pagamento, etc.
Tudo para que eles se sintam valorizados, porque clientes satisfeitos e felizes com uma marca, continuam comprando e ainda recomendam para outras pessoas, sendo verdadeiros propagadores dela.
Portanto, tenha sempre atenção aos clientes e assim gere cada vez mais negócios!